Time de jurados do Cubo de Ouro 2021 conta com músico japonês, set designer da Marvel e ator do Castelo-Rá-Tim-Bum

Autor

Categoria

Compartilhe

O Cubo de Ouro, maior premiação geek do Brasil, está com um verdadeiro time de elite de jurados para as categorias técnicas, neste ano. Grandes nomes de diversos segmentos do mundo nerd avaliam os projetos finalistas e escolhem os grandes vencedores, que serão anunciados em uma cerimônia online, no dia 25 de maio. 

Nomes nacionais e internacionais analisam diversas qualidades técnicas das categorias: Melhor Filme Geek; Melhor Projeto Musical Geek; Melhor Game; Melhor Cosplay; Melhor Literatura Geek e Melhor Jogo de Mesa.

Dentre os grandes nomes que irão julgar os finalistas das categorias técnicas, estão especialistas como Shota Nakama, músico japonês fundador da Video Game Orchestra e que se tornou um ícone aqui no Brasil, após sua presença na Brasil Game Show. Ele está no time de jurados de Melhor Musical Geek. 

Na categoria Melhor Filme Feek, uma das juradas será Daniela Medeiros, diretora de arte e cenógrafa que atuou em megaproduções como “Thor: Ragnarok”, “Godzilla: Rei dos Monstros”, “Homem-Formiga e a Vespa” e “Mank”.

Quem também compõe o time de jurados dessa categoria é Marcus Alqueres, diretor de cinema que atuou nos efeitos visuais de filmes como “300”, “Planeta dos Macacos”, “As Aventuras de Tintin” e na série spin-off de “Star Wars”, “The Mandalorian”.

Já para avaliar os finalistas de Melhor Game, Chico Spencer, lead artist da Electronic Arts (EA) usará toda expertise atuando no mercado de games. 

Na categoria Melhor Cosplay uma das juradas será Maria Luiza Grantaine, mais conhecida como Moo-Chan, que é cosplayer e apresentadora do portal Omelete.

E no time de literatura, participa Flávio de Souza, escritor, roteirista, ator e diretor, além de ser o nosso eterno Tíbio, da dupla com Perônio, personagens do “Castelo Rá-Tim-Bum”.

Conheça os jurados do Cubo de Ouro 2021

Melhor Filme Geek

  • Daniela Medeiros: diretora de arte, cenógrafa, arquiteta e designer, e trabalha em produções cinematográficas nos Estados Unidos e no Brasil. Como Diretora de Arte, ela assina Icebox e All These Voices, vencedor do Student Academy Awards (Student Oscars) e Melhor Direção de Arte no festival 24 FDP. Dentre seus trabalhos como cenógrafa incluem Thor: Ragnarok, Godzilla: Rei dos Monstros, Homem-Formiga e a Vespa e Mank, o qual recebeu 10 indicações ao Oscar 2021, dentre eles Melhor Direção de Arte. Daniela Medeiros se inspira em uma variedade de perspectivas globais e estéticas de influências clássicas e contemporâneas, e está sempre disposta a renovar seus conhecimentos e evoluir como artista.
  • Marcus Alqueres: diretor de cinema e de publicidade com projetos no Brasil, Canadá e Estados Unidos. Seus trabalhos já foram exibidos e elogiados ao redor do mundo, com destaque para seu curta-metragem, The Flying Man, que tem mais de 20 mi de visualizações e está atualmente em desenvolvimento nos estúdios Sony/Columbia Pictures. Antes de se tornar um diretor, Marcus trabalhou por mais 10 anos com efeitos visuais em filmes como “300”, “Planeta dos Macacos”, “As Aventuras de Tintin” e no universo “Star Wars”.
  • Ygor Guidoux: cineasta com especialização em Animação 3D, Mídias Digitais e Marketing Digital, Ygor é fundador do canal e site Versão Dublada e conhecido atualmente como a principal voz como criador de conteúdo sobre dublagem. Atualmente trabalha como Especialista de Conteúdo Digital e Projetos Criativos na Iniciativa FIS; teve experiências como Head de pós-produção da Webedia, Massive Fluent. Como editor de vídeo, trabalho em canais como Ubisoft Brasil, Felipe Neto, Parafernalha, Gato Galactico.

Melhor Projeto Musical Geek

  • Bianca Jhordão: vocalista, guitarrista e compositora da banda Leela. Ela é uma das pioneiras do rock feminino carioca dos anos 90, quando formou a banda punk Polux em 1997. Em 2018 e 2019 a banda Leela foi residente da CCXP e apresentou operas-rock nos painéis do Superman e Batman, além de tocar nos desfiles de Cosplay. Bianca Jhordão também é apresentadora de televisão, com experiência em canais como Nickelodeon, MTV, PlayTv (onde apresentou o Combo: Fala + Joga), Canal Brasil, Canal Sony e nas Olimpíadas Rio2016. Atualmente apresenta a Virada SP Online e também é uma das juradas da nova temporada do programa Canta Comigo, da TV Record e Netflix.
  • Shota Nakama: produtor musical, compositor, arranjador e guitarrista que vive em Boston, nascido em Okinawa, Japão. Em 2008, Shota fundou a Video Game Orchestra (VGO), que toca trilha sonora de videogame pela fusão de estilos de orquestra com banda de rock. Em 2018, produziu o concerto oficial do Final Fantasy XV e outro do Sonic The Hedgehog. E em outubro de 2019, recebeu o convite do Brasil Game Show, evento que reuniu 350.000 pessoas. Já trabalhou em vários títulos de sucesso como Ace Combat, God Eater, Final Fantasy, Kingdom Hearts (videogame), Ascensão do Herói do Escudo, Made in Abyss, Little Witch Academy (anime) e Lazor Team (filme). Em junho de 2020, produziu o concerto oficial online do anime de bastante sucesso, Ascensão do Herói do Escudo, no evento Crunchyroll Expo.
  • Zé da Viola: cantor oficial da trilha sonora de toda a franquia Toy Story, Vida de Inseto e James e o Pêssego Gigante no Brasil. Intérprete das músicas “Amigo Estou Aqui”, “Coisas Estranhas” entre muitas outras. Músico profissional há décadas. Hoje, apresenta em casas e em festivais geek/nerd com seu amigo e parceiro Ygor Guidoux do canal Versão Dublada. 

Melhor Game

  • Chico Spencer: formado em Design na UFPE e atualmente é o Lead Artist da Eletronic Arts (EA), na Finlândia. Ao longo dos seus 16 anos de carreira, e com mais de 30 jogos lançados, atuou em empresas como Rovio (Angry Birds), Everywear Games (Field Day) e AirG Vancouver. Além de diversos destaques na Apple Store, alguns desses jogos receberam prêmios como BAFTA Games 2013 (New Star Soccer) e Apple Watch Game of the Year 2015 (Field Day). No tempo livre, curte a família, natureza e esportes.
  • Cleidson Lima: jornalista, pós-graduado em marketing, mestre em Comunicação e diretor/curador do Museu do Videogame Itinerante, o primeiro do gênero do Brasil. A exposição, que percorre todo o Brasil, resgata 49 anos de história dos videogames e reúne 5 milhões de visitantes ao ano.
  • Fernanda Domingues: profissional de comunicação dedicada à indústria de games há 24 anos. Acompanha e trabalha com eSports desde que ele chegou ao Brasil, em 2012, quando participou da instalação da Riot. Dirige a FD Comunicação, empresa de assessoria de imprensa, mídias sociais e consultoria exclusiva para a área de games e eSports. Foi responsável pelo lançamento de mais de 1000 jogos no Brasil e atendeu as maiores publishers globais entre elas Riot, Valve, Capcom, Bandai Namco, Niantic (Pokémon:GO). Atualmente trabalha para Amazon Games, Bethesda e Zangado. Professora do curso E-Sports a nova arena de negócios da FIA.

Melhor Cosplay

  • Maria Luiza Grantaine: atriz, cosplayer, apresentadora e podcaster. Maria Luiza Grantaine, ou mais conhecida como Moo-Chan, fez seu primeiro cosplay aos 16 anos e já realizou diversos cosplays, em vários eventos. Hoje é apresentadora do Omelete.
  • Mariana Romero: maquiadora profissional há 6 anos, faço makes artísticas e sociais. Amo muito essa arte pois através dela ajudo as pessoas a se sentirem mais bonitas, confiantes, seguras, elevando a sua autoestima. Dou cursos de maquiagem profissional e de automaquiagem. Tenho verdadeira paixão pelo que faço.
  • Rogério Princiotti: blogueiro, criador de sites como Omoristas, Burca Day, Guarutrolls, Nerdlicious e Mundo Cosplayer. Trabalha na internet administrando e criando conteúdo para sites e comunidades há 15 anos. Junto com sua esposa Danila administra um dos mais influentes sites sobre cultura cosplay: o Mundo Cosplayer, que foi vencedor do Cubo de Ouro em 2018 e 2019, levando a comunidade cosplay ao topo da cultura geek brasileira.

Melhor Literatura Geek

  • Ana Cardoso: artista gráfica, ilustradora e quadrinista formada pela UFMG (2015). Mineira nascida em Belo Horizonte/MG. Publicou quadrinhos autorais como “We Pet” e o “Quando você foi embora”, no qual concorreu ao prêmio HQMIX e Cubo de Ouro em 2019. Atualmente cria ilustrações para livros infantis, didáticos, character design, publicidade e desenvolve projetos autorais de quadrinhos.
  • Cecília Reis: artista plástica, ilustradora, escritora e jogadora de RPG. É autora da série de romance sobrenatural Coleção Hiemis. Atualmente, trabalha na série de fantasia romântica A Irmã da Espada, além de criar lindos mapas de RPG.
  • Flávio de Souza: escritor, tradutor e ilustrador de livros, diretor e ator (de teatro, cinema e televisão). Escreveu livros (“Chapeuzinho Adormecida no País das Maravilhas – PRÊMIO Jabuti”), peças de teatro (“Fica Comigo Esta Noite” – PRÊMIO Shell – entre mais de 70 outras), roteiros de cinema (“Abracadabra” e “Turma da Mônica – Uma Aventura no Tempo”, entre outros) e criou e roteirizou séries de TV (“Castelo Rá- Tim-Bum”, “Mundo da Lua, e “Sai de Baixo”, entre outras).

Melhor Jogo de Mesa

  • Daniella Michlelena Munhoz: PhD em Design de Sistemas de Informação, com pesquisa em design de jogos. Mestre em Antropologia Social e especialista em Computação Gráfica. É designer gráfica e professora do Departamento de Design da UFPR. Tem experiência nas áreas da fotografia, audiovisual, cinema de animação e design com ênfase no design de jogos.
  • Eraldo Portugal Wille Junior: fundador e responsável pelo World RPG Fest, um evento internacional destinado à promoção e divulgação de formas de entretenimento inteligente, como Role-Playing Games/RPG (Jogos de Interpretação), Board Games (Jogos de tabuleiro), Card Games (Jogos de cartas colecionáveis) e Literatura Fantástica.

Renato J. Lopes: redator publicitário, escritor e revisor de manuais e um dos criadores do site Tábula Quadrada, projeto que produz conteúdo sobre jogos de tabuleiro em mídia escrita e audiovisual, desde 2015.

Autor

Compartilhe

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here