Para a maioria dos adultos do presente, que nasceram nos anos 90, o Mighty Morphin Power Rangers ainda é uma das mais icônicas séries e remete àquele cheirinho de infância. Afinal, quem nunca ouviu ou disse a frase, que até hoje é uma das expressões mais conhecidas das telinhas: “É hora de morfar!”?
Foi em 28 de agosto de 1993 que ela foi dita pela primeira vez. Começava então uma das séries de maior sucesso no mundo: Power Rangers. Desde a versão clássica, Mighty Morphin, o título já soma três filmes, 24 temporadas e cerca de 880 episódios. Não são só números impressionantes, mas muita gente se sente velho sabendo que a franquia tem mais de 20 anos.
Dito isso, já parou para pensar em algumas coisas que deve ter visto na série e que te deixaram “com a pulga atrás da orelha”? Pois bem, listamos aqui algumas curiosidades dos Power Rangers que talvez você não sabia.
Alpha 5 era mulher
Todos com certeza irão lembrar que nas primeiras temporadas o mentor dos Rangers, Zordon, contava com um robozinho para auxiliar nas tarefas e ajudar os Power Rangers quando necessário. Pois é, estamos falando daquele robozinho com cabeça de disco voador, o Alpha 5.
Pois sabia você que ele tecnicamente é do sexo feminino? É meus amigos, o Alpha era mulher! Durante as temporadas iniciais, Alpha foi interpretado por quatro atrizes.
Romy J. Sharf
Sandi Sellner
Donene Kistler
Peta-Maree Rixon
Se você era garoto na época e dava alguns suspiros quando via Alpha dando umas reboladinhas ao andar, pode ficar tranquilo, sua masculinidade está intacta.
Vale lembrar que na dublagem original americana, Alpha foi interpretado por Richard Wood que posteriormente foi substituído por Wendee Lee, com o surgimento de Alpha 6. Por aqui, o carismático robô foi dublado pelos dubladores Alexandre Moreno e Hércules Franco.
Rita Repulsa era dublada
Praticamente todo mundo sabe que grande parte das cenas de ação de Power Rangers foi tirada das séries originais japonesas e quase nada foi feito nos Estados Unidos. Por conta disso, a primeira atriz que interpretou Rita Repulsa nunca sequer esteve num set de filmagem na terra do “tio Sam”. As cenas da vilã foram recicladas da série original japonesa, Kyoryu Sentai Zyuranger, e apenas dubladas nos Estados Unidos.
Na versão nipônica, “Rita” é Bandora (interpretada por Machiko Soga, falecida em 2006) e nas temporadas seguintes, quando já não havia mais cenas para se reaproveitar da versão original japonesa, Rita rejuvenesceu para se casar com Lord Zedd e, e passou então a ser interpretada, desta vez nos EUA, pela atriz Carla Perez (mas não vá confundir com a ex-dançarina do É o Tchan!).
Ranger amarela era homem!
Você nunca estranhou que a ranger rosa usa saia e a amarela não? Pois bem, como muito foi aproveitado da versão japonesa, essa é mais uma das coisas que o produtor da série, Haim Saban, não alterou. A Ranger amarela, que na versão americana foi interpretada por Thuy Trang, na realidade era para ser um homem, já que no Sentai original foi interpretado por Takumi Hashimoto. Basta prestar um pouco de atenção para perceber isso nas cenas de ação dos Power Rangers.
Baixo salário dos Power Rangers?
Quase todo mundo pensa que atores americanos ganham rios de dinheiro. Sim isso acontece com alguns, mas no começo não foi o caso dos Power Rangers.
Os atores ganhavam muito pouco em algumas entrevistas chegaram a comparar os salários da primeira temporada com o de um atendente do McDonald’s. Situação que deixava o elenco estressado, especialmente porque Sabam estava ganhando milhões com licenciamentos e os brinquedos produzidos pela Bandai. Só depois da terceira temporada que atores como Jason David Frank (o Tommy) começaram a ganhar salários equivalentes ao sucesso.
Zordon só gravou uma cena
Sim, é o que você leu. O ator David J. Fielding, que interpretou Zordon, só teve que ir ao estúdio uma única vez. Ele recebeu a maquiagem bizarra da cabeça flutuante e gravou cerca de 4 horas, somente mudando suas expressões sem dizer uma única palavra. Todas as falas foram dubladas episódio a episódio.
O ranger vermelho não virou ator pornô gay!
Em 2006, Austin St. John, o primeiro ranger vermelho, teve seu nome associado a rumores de que o ator estaria fazendo filmes pornográficos gays para pagar suas contas. Contudo, em 2007, durante uma convenção de Power Rangers, St. John desmentiu os boatos dizendo que o ator pornô, conhecido como Brock, era apenas parecido com ele.
Existem Rangers Brasileiros
Essa é uma curiosidade que mesmo alguns mais aficionados desconhecem. Quem sempre acompanhou, ou pelo menos viu alguma temporada de Power Rangers, sabe que a série teve atores e personagens de várias etnias e nacionalidades, certo? Canadenses, Neo-Zelandeses, Árabes, Japoneses e… Não dizem por aí que em todo canto tem brasileiro? Pois é, com os Power Rangers não poderia ser diferente e alguns brazucas fazem parte do time de heróis! Sim, é verdade, existem Power Rangers brasileiros!!
Glenn McMillan
Davi Santos
Chrystiane Lopes
Realmente a série Power Rangers é repleta dessas e outras curiosidades que talvez você nem imagina, com assuntos e enigmas que envolvem esse mundo “morfológico”. Mas o fato é que a série cativa fãs em todo mundo até hoje, e os personagens, cercados por nostalgia, são figuras carimbadas em festas à fantasia, temáticas e em eventos de cosplay.