O Demolidor é, sem dúvida, um dos heróis mais icônicos do universo Marvel. Criado em 1964 por Stan Lee e Bill Everett, ele esteve ainda mais em evidência nos últimos anos por conta da série da Netflix, sendo interpretado pelo ator britânico Charlie Cox – isso sem falar no contestado filme de 2003 estrelado por Ben Affleck. Há rumores de que o herói pode integrar o Universo Cinematográfico Marvel em breve, já que a Disney recuperou os direitos de adaptação do personagem.
É difícil encontrar alguém que não conheça a história de Matt Murdock, um advogado que perdeu a visão quando era criança, mas viu seus outros sentidos se desenvolverem além do normal e acabou se tornando um combatente do crime nas ruas de Hell’s Kitchen, em Nova York.
Porém, há muitos fatos sobre o herói nos quadrinhos que muita gente simplesmente não conhece – alguns inacreditáveis. Separamos nove curiosidades do Demolidor para você saber ainda mais sobre “O Homem sem Medo”.
Seu primeiro uniforme foi amarelo
É difícil imaginar o Demolidor em qualquer outro uniforme que não seja o vermelho, cor que praticamente o definiu no universo dos quadrinhos e nas adaptações para cinema e TV. Mas saiba que não começou assim. Em sua primeira aparição nas HQs, em 1964, o herói usou um traje majoritariamente amarelo, com detalhes em preto e vermelho. Foi apenas na sétima edição da HQ que o Demolidor passou a utilizar seu tradicional traje vermelho e preto.
Já foi membro dos Vingadores…
Embora seja mais reconhecido por ser um vigilante solitário, o Demolidor já se reuniu com outros heróis – e não estou falando apenas dos Defensores, série que também apareceu no universo Marvel da Netflix. Matt já lutou ao lado dos Vingadores, em uma das dezenas de formações diferentes do grupo, entre 2011 e 2013.
…e demitido pelo Quarteto Fantástico
Em uma das HQs, Matt Murdock foi contratado por outro grupo de heróis, o Quarteto Fantástico – mas apenas como advogado, já que Reed Richards e companhia não sabiam de sua identidade secreta. No entanto, ao descobrir que Electro tinha planos para invadir o QG e roubar as fórmulas do Senhor Fantástico, Murdock vestiu o manto de Demolidor e confrontou o vilão sozinho. Isso o deixou sem tempo para fazer seu trabalho “real” e acabou custando sua demissão pelo Quarteto – mesmo tendo protegido o QG dos heróis…
Foi casado
Quem acompanhou a série da Netflix viu que Matt Murdock, além de combater o Rei do Crime e outros vilões, teve tempo para alguns affairs com Claire Temple, Karen Page e Elektra. Nos quadrinhos, o Demolidor já se casou – mas não foi com nenhuma delas. A noiva foi Milla Donovan, que assim como Matt também é cega. O relacionamento, no entanto, durou muito pouco, já que a esposa acabou matando uma pessoa sob efeito de drogas do Senhor Medo e terminou internada em um hospício.
Já jogou poker
É possível jogar poker sem enxergar as cartas? Para o Demolidor, sim. O fato acontece na HQ Daredevil – Blind Man’s Bluff (“O blefe do homem cego”), em que Murdock viaja para Macau, na Ásia, para participar de um torneio na modalidade Texas Hold’em. Apesar de não enxergar, ele usa seu senso de percepção aguçado para ter sucesso – além de saber com facilidade quando um oponente está mentindo ou não pelo ritmo cardíaco.
Conhece o Homem-Aranha
Nova York é a casa de dezenas de heróis da Marvel, é talvez o mais conhecido deles seja o Homem-Aranha. É difícil imaginar que Matt Murdock e Peter Paker jamais se encontrariam em mais de 50 anos de quadrinhos, e isso de fato aconteceu algumas vezes – embora nem sempre de maneira amigável. Fato suficiente para os fãs especularem que o Demolidor será introduzido no UCM no novo filme do Spider, que está previsto para dezembro de 2021.
Nem sempre esteve em Nova York
Hell’s Kitchen é o principal lar de Murdock nos quadrinhos, mas não foi o único. Em 1972, o herói deixou Nova York por um período e se mudou para a costa oeste americana, em San Francisco. Por lá, o Demolidor teve a companhia da Viúva Negra – personagem com quem ele também já se envolveu afetivamente. Eles chegaram a dividir uma mansão, mas acabaram voltando para NY algum tempo depois.
Já apareceu no filme do Hulk
Esqueça Ben Affleck e Charlie Cox – o primeiro ator a dar vida a Matt Murdock nas telas foi Rex Smith (mais conhecido por sua carreira musical). Isso aconteceu em 1989, no filme “O Julgamento do Incrível Hulk”. Você já deve imaginar quem foi o advogado de Banner (interpretado por Bill Bixby e Lou Ferrigno) no julgamento, mas além de sua atuação no tribunal, o Demolidor também bateu de frente com seu principal antagonista, o Rei do Crime.
Confrontou o Batman
Pode ser difícil imaginar os universos de Marvel e DC convergindo, mas acredite, isso já ocorreu. Na HQ “Daredevil/Batman: An Eye For An Eye”, de 1997, acontece o épico encontro entre O Homem sem Medo e o Cavaleiro das Trevas. Os dois chegam a se confrontar violentamente, mas depois acabem unindo forças contra o Duas-Caras e o Mister Hyde.